FELIZ ANO NOVO MEUS AMIGOS


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

EM DIA DE SÃO MARTINHO VAI À ADEGA E PROVA O VINHO.


Era esta a frase preferida do meu pai. Ribatejano convicto e dado ás tradições da terra, não passava um São Martinho sem ir à Golegã e provar o vinho. Carpinteiro de profissão a trabalhar na Golegã todo o ano, era nesta época do ano, que fazia de tudo ligado á profissão. Era dos poucos que sabia fazer carroças, charretes, as rodas das mesmas, todas em madeira, carros de mãos, etc...Tinha orgulho na profissão e na célebre escala 3,1416 matemática esta que era precisa para fazer os raios das carroças. Ultimamente já reformado este dia era sagrado para ele. Ia á Golegã à prova do vinho. No dia seguinte quando eu lhe dizia que sabia que ele tinha chegado a casa com um grãozinho na asa , só me dizia:- Informaram-te mal, eu só vinha um pouco perturbado!... E ria-se com aquele ar de maroto que eu tão bem conhecia. Então como dia de são Martinho aqui vai a minha homenagem ao Mira, ao São Martinho e a todos que gostem do bom vinho. Bem hajam

4 comentários:

  1. Minha amiga linda espero que esteja bem mesmo com saudades dos tempos de outrora, mas acredite que já estava a achar a sua falta.
    Pois olhe meu anjo eu nem dei por ser S.Martinho acho que as castanhas este ano não prestam e sinceramente nem dei por falta.
    Hoje vive-se um dia de cada vez e já não é mau.
    Beijinhos de luz em seu coração

    ResponderEliminar
  2. Amiga Laurita
    Assim que entrei no seu blogue reconheci de imediato a Golegã. Há vários anos que não vou lá, mas recordo que no tempo em que lá levava o meu saudoso sogro (moleiro na Ribeira das Ferrarias - Arripiado) andávamos de adega em adega a provar a água-pé em copos de esmalte de meio-litro. E nunca faltava o pão com chouriço.
    Beijinho.
    António

    ResponderEliminar
  3. Porque, em todos os dias, há memórias dos que já partiram e ficaram gravados no coração. Bonito.

    Gosto de castanhas e de provar o vinho, também :)

    Beijos, querida Laurita

    ResponderEliminar
  4. Aqui não comemoramos este santo, mas já li sobre isso em outros espaços, gosto de conhecer sempre mais desta cultura!
    beijos

    ResponderEliminar